segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Trabalho São paulo mais visita à cidade

A proposta de escolha de uma cidade, rua e edificação proporcionada pelo trabalho nos levaram a uma grande dúvida mediante as tantas opções. Procuramos escolher uma cidade que fosse importante para o país, tanto economicamente quanto culturalmente, e também um pólo arquitetônico. Escolhemos São Paulo por possuir todas essas características e pelo interesse do grupo em conhecer melhor sua história; mas o que mais nos chamou a atenção foi à variedade cronológica de sua arquitetura. Com a escolha da rua, selecionamos a Avenida Paulista por ser o “coração” da cidade; e o Museu de Arte de São Paulo (MASP) que é um dos principais monumentos arquitetônicos do conjunto da avenida foi apontado como o edifício a ser analisado.

• Um pouco mais sobre a história da cidade:

Falar do estado de São Paulo é sempre no superlativo. É o estado com a maior população, o maior parque industrial, a maior produção econômica, o maior registro de imigrantes e, como também não poderia deixar de ser, com toda a complexidade do estado mais cosmopolita da América do Sul. Por estar entre rotas comerciais, a área começa a se modernizar a partir do século XIX devido ao aumento do comércio na região. As fazendas de café também se destacam, tendo seu escoamento através do Porto de Santos. A expansão industrial da cidade provoca a imigração, deslocamento das atividades comerciais para o centro e substituição de edificações térreas por prédios; criando o “Centro comercial/financeiro” de São Paulo.
A mancha urbana da região cresce nos anos 60, pois estado passa a receber milhões de nordestinos, vindos principalmente dos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco e Paraíba, que substituem os imigrantes, agora compondo a classe média paulista, como operários. Estes se fixam principalmente na periferia de São Paulo e nas cidades vizinhas. Este rápido aumento populacional promove um processo de modernização, onde São Paulo se aglomera com as cidades vizinhas, formando a Região Metropolitana de São Paulo.


• A expansão dessa grande cidade

O crescimento acelerado, que se verificou principalmente a partir da década de 1950, fez surgir um processo caótico de urbanização na periferia ocasionando também a degradação de sua região. É uma cidade imensa, com bairros situados a cerca de 35km distantes do centro; em seu território de 1523km² vivem quase 11 milhões de pessoas. A expansão da sua rede viária, assim como da rede de transporte, integra o corpo da cidade ligando seus limites ao centro e facilitando a expansão da malha urbana. Seu processo de especialização das atividades de comércio gerou a construção em massa de edifícios de escritórios e serviços financeiros, instalados na Avenida Paulista, substituindo as residências.
O perfil estritamente residencial da avenida durante os anos 50 permaneceu até que seu desenvolvimento econômico levasse a novos empreendimentos comerciais e de serviços para as regiões afastadas. Em pouco tempo todos imóveis tinham sido vendidos e substituídos por prédios de escritórios e comércio, que tinham em média 30 andares, mudando totalmente a aparência da Avenida Paulista. Seus espaços destinados a veículos foram alargados e transformados em calçadões, decorados com desenhos preto e branco, dando mais espaço para a população em constante crescimento. A região atrai muitos investimentos por estar bem localizada e possuir grande infra-estrutura, consolidando-a como o maior centro empresarial da América Latina.

• O MASP

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, mais conhecido simplesmente por MASP, é fruto de uma aventura de duas pessoas, coadjuvadas por Edmundo Monteiro, com visão revolucionária para sua época, e apoiados por um grupo de amigos.
O MASP foi inaugurado em 2 de outubro de 1947 por Assis Chateaubriand, fundador e proprietário dos Diários e Emissoras Associados e pelo professor Pietro Maria Bardi, jornalista e crítico de arte na Itália, recém chegado ao Brasil.
Uma história de alma, talento e força tornou possível a existência do MASP, cuja coleção, a mais importante do hemisfério sul, é considerada tesouro da humanidade. O feliz encontro de Assis Chateaubriand e de Pietro Maria Bardi alinhou o Brasil com os países de primeiro mundo no universo das artes.
A arquitetura praticada no local está baseada e sedimentada nos conceitos do Movimento Moderno, apesar de alguns edifícios terem elementos que poderiam ser relacionados com o Pós-Modernismo. O Conjunto Nacional e o Banco Sul Americano são dois edifícios exemplares da própria arquitetura citada. Compondo o conjunto da rua, o MASP (museu de arte moderna Assis Chateaubriand) possui um acervo de arte mais significativa dos países latinos. Dois robustos pórticos vermelhos sustentam uma laje de concreto aparente, envolta por vidro, sobre a qual há uma extensa esplanada. Além de ser bonito arquitetonicamente, tem uma força singular de presença, em meio ao caos urbano ele se destaca. Como São Paulo é uma cidade de horizontes, o vão livre proporcionado pelo museu cria uma fresta, um “suspiro” para a cidade.

O trabalho, sem dúvidas, proporcionou uma pesquisa aprofundada na região paulista, nos fazendo conhecer outro lado do Brasil que ainda não havia nos interessado, um lado desenvolvido e moderno, mas que também carrega seus problemas.
Podemos perceber a partir do estudo, que São Paulo possui uma malha urbana avançada, e uma arquitetura singular que retrata o avanço da cidade durante os anos. A Avenida Paulista mostra um centro econômico forte e imponente, por ser o ponto mais alto da cidade, revela alguma superioridade. O Museu de Arte de São Paulo completa o “conjunto de obras arquitetônicas” da avenida, a tornando singular; além de disponibilizar arte e cultura para os cidadãos.
O uso da internet e de livros cedidos por professores nos disponibilizou informações de qualidade, e que aplicamos com a maior dedicação durante estes meses de aula.





















A visita a São Paulo foi MUITO proveitosa, foi MUITO legal mesmo! adorei... A Bienal de arquitetura foi muito boa, mas a cidade é mais legal :)))







0 interesses nesse post: