segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Projeto final modelagem bi e tri

Tetris ecológico


Autora: Ingrid Cabral
Data: 01/12/2009

Tetris é um jogo eletrônico muito popular, desenvolvido em 1984 por Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov.
O objetivo do jogo é encaixar tetraminós, que são peças de diversos formatos que descem do topo de uma tela. Quando uma linha é completada, desaparece e dá pontos extras ao jogador. O jogo termina quando as linhas incompletas se empilham até o topo da tela do jogo. O sucesso do game foi tão grande que pesquisadores começam a investigar sua história, tentando descobrir qual o segredo de tanta popularidade. Até hoje tetris é jogado por todo mundo; tornando-se um ícone dos anos 80.
No projeto construído, o objetivo principal foi ligar um dos passatempos mais tradicionais com a preocupação ambiental. A ascensão de uma das principais instituições ambientais não-governamentais do mundo coincide com a mesma época do surgimento do jogo referido. O fato da obra se encaixar e em alguns momentos não, mostra como o equilíbrio do meio ambiente é frágil, e quando ocorre o encaixe, a estrutura se transforma num exemplo de ambiente equilibrado.
"A natureza é uma arte que tu desconheces."
(Alexander Pope)



O proposto é uma praça com o tema Tetris, que possui as obras com 2m de altura com jardins sobre elas, os elementos tem dimensões variadas, mas todos com a mesma altura. A dimensão total é de 30,5 x 30,5 metros. Seu chão é todo riscado dando impressão ao visitante que está realmente dentro no jogo (materiais diferentes da montagem original são utilizados na praça),
Há iluminação em toda a praça, bancos, lixeiras, bebedouros e uma fonte central. Seu atrativo é puramente lúdico.

Os materiais utilizados foram zinco, tinta, terra e sementes. Após conseguir o zinco, as chapas são cortadas em tamanhos exatos, para que no final, tudo se encaixe e soldadas para que fiquem unidas. Usa-se uma tinta especial para passar antes de colorir as peças, depois de aplicada, qualquer tipo de tinta pode ser utilizada na arte. A terra é colocada na parte vazada, e depois as sementes são plantadas, e brotam algumas semanas depois.
Para a minha construção não gastei nenhum tipo de verba. O projeto foi entregue a um serralheiro, que se encarregou de construir os objetos. Na pintura foram utilizadas tintas acrílicas que já possuía. A terra e as sementes consegui com um jardineiro. Mas uma estimativa aproximada seria de 25 reais, para comprar tintas de cinco cores diferentes, sementes e suprir os gastos com o serralheiro.
O tempo de execução se estendeu por causa do brotamento das sementes, pois as peças foram feitas num dia, pintadas no outro e logo colocado a terra. Portanto, três dias foram utilizados para a montagem e mais algumas semanas para o surgimento das plantas.
Quando inseri os objetos num ambiente, várias pessoas se aproximaram e fizeram comentários diversos, como: “O tetris funciona como placas tectônicas de pop art!”, outros encontraram somente a funcionalidade de vaso para a obra. Mas o que impressiona é que a maioria do público conhece o jogo e logo reconhece as formas.
Após uma longa pesquisa pela internet, procurando alguma obra semelhante, encontrei uma proposta igual, mas o intuito da designer francesa Stephanie Choplin é somente vasinhos de planta em formato tetris. Encontrei também outras idéias, como formas de gelo, estantes e móveis.


AS FOTOS SE ENCONTRAM NO MEU FLICKR

0 interesses nesse post: